13.6.06

TRIÂNGULO DE CONFLITO



Hoje vou falar-vos de um triângulo... Não, não é um triângulo amoroso, desse falar-vos-ei no Livro.
Ou melhor, deveria referir 2 triângulos - o primeiro, Malan denominou-o de “Triângulo de Conflito”, colocando em cada um dos seus três vértices a Defesa, a Ansiedade e a Pulsão; o segundo, Triângulo de Pessoas, com os vértices ocupados pelo Outro, Terapeuta e Figuras Parentais. Mas Malan acaba por defini-los a ambos como Triângulos de Insight, já que o primeiro assenta no vértice Pulsão e o segundo na relação com os Pais, sendo este o «...alvo de quase toda a psicoterapia dinâmica que consiste em chegar até à pulsão subjacente, à defesa e à ansiedade, investigando esse verdadeiro “sentimento encoberto” num recuo desde o presente até às origens no passado, em geral nas relações com os pais»
Com um título assim, talvez se tenham perguntado se eu iria falar da rigorosa Geometria ou do labiríntico Inconsciente! Não, apenas de uma Geometria Psicanalítica..., como diria o nosso querido Machado Vaz!
Sei que o assunto não irá despertar interesse nos visitantes, não me alongarei, deixarei o tema para uma outra abordagem e vou apenas aflorar um dos elementos - a Pulsão, que para Freud, tinha quatro características: origem, pressão, objecto e alvo.
Era a este último que eu queria chegar.
O alvo da Pulsão é sempre a satisfação, a reivindicação permanente da satisfação, a exigência do gozo, de tal modo que o objecto poderá ser muito diverso. E aí entra a sublimação, da qual Freud falava como “representação”. Será esta patológica? E se a satisfação sublimatória é assim tão perfeita, porque é que o artista não é feliz e porque não sublima ele de um modo suficiente para se libertar dos seus maus génios e o neurótico não se cura a si próprio? É a impossibilidade da auto-análise.
Talvez seja esse, também, o meu problema e por isso rodopio neste triângulo tão conflituosamente!...

8 Comments:

Blogger isabel mendes ferreira said...

desculpar-me-á mas pensar muito não é pensar bem....pensar é ter um certo acesso ao labirinto sábio de todas as triangulações...


e de conflitos está o mundo cheio...mesmo onde não existam haverá sempre quem opte por achar que existem....:)

belo post o seu.

excelente dia P.

June 14, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelos conteúdos do BLOG

A bolsa não é tudo na vida ;-)))

jokitas

June 14, 2006  
Blogger Luiz Carlos Reis said...

Gilles Deleuze diria: "Se a repetição nos adoece, é ela também que nos cura."
Acredito que o equilíbrio é a condição para essa overdose de pulsão à que nos submetemos diariamente.
Que bela imagem e... opa! foi uma aula de psicanálise!!!
Abraços para tí!

June 14, 2006  
Blogger Maresi@ said...

Belas palavras e conhecimentos profundos... volteri pk gostei.
deixo convite

Beijo com sabor a Maresi@

June 15, 2006  
Blogger Papoila said...

Perola, gostei da visita, gostei do blog, gostei deste triângulo.
Gostei do texto e das reflexões que me provocou.
Beijo

June 17, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Cara amiga, venho pedir-te desculpa por não ter publicado o teu bonito texto no conto colectivo , mas o capitulo que recebi antes do teu, levou a história para outro rumo. Agora postei mais um capítulo baseado no teu texto, com algumas nuances, para o adaptar à história. Se quiseres passa por lá e diz se concordas. Um beijinho amigo.

June 20, 2006  
Blogger APC said...

A sublimação, como via paralela, ou o deslocamento, ou outras substituições do percurso directo para o alvo saciador da pulsão, poderiam lá ser sempre e totalmente satisfatórias, se nem mesmo a conquista desse alvo o é, as mais das vezes? :-)
Desculpa, entrei. E gostei!
Chamaram-me a atenção a literatura (post do Saramago) e aqui estas "psis"! ;-)
Um abraço natalício.

December 05, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

January 10, 2010  

Post a Comment

<< Home