30.3.06

DEPRESSÃO



A Depressão é um Transtorno Afectivo (ou do Humor), caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.
É uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em consequência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afecta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

A Depressão é, portanto, uma doença afectiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço. As pessoas com doença depressiva (estima-se que 17% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida) não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.

A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afecta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana - como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo - e também a parte física.
Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido.

A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantam os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, ou pratiquem actividades exóticas. Os sentimentos depressivos vêm do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.

A Depressão é medicamente mais entendida como um mal funcionamento cerebral do que uma má vontade psíquica ou uma cegueira mental para as coisas boas que a vida pode oferecer. A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimido. Portanto, as doenças depressivas manifestam-se de diversas maneiras, da mesma forma que as outras doenças.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A depressão é uma doença que nunca estará curada, é uma luta diária não voltar a cair no abismo!!!!!!

Beijos Perolados e Mágicos

March 30, 2006  
Blogger Papoila said...

Muito bem descrito o estado depressivo! A depressão é uma doença que necessita de tratamento e que espreita a cada esquina em qualquer situação... pior ou até melhor na vida de cada um... Obrigada pela tua visita Pérola! Beijo

March 30, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, nem encontrar uma vida plena, sem sentir-se compreendido por uma pessoa, pelo menos...
Aquele que quiser se perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas as conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.

March 31, 2006  
Blogger sofialisboa said...

olá , só quem já se sentiu deprimida é que sabe do que fala, por mim falo, que acabei de sair de uma longa fase deprimida. não são fases, nem dias, são o cansaço de sofrer, o não ver o futuro, o não acreditar, são fases negras para quem está triste de alma...mas bem tratada ela passa, só precisamos de juda, pois a maioria das pessoas não sabe que a ajuda é essencial para se curar. saber pedir ajuda é o primeiro passo. bjs e bom fim de semana sofialisboa

March 31, 2006  
Blogger Francisco del Mundo said...

Ola... Muito obrigado pela visita... Este é mais um blog que visitarei! Belo post, sobre um tema dificil... O apoio dos outros é muito importante mas para sair da depressão precisamos sobretudo do apoio de nós mesmos...

March 31, 2006  
Anonymous Anonymous said...

A depressão até pode ser um mal cerebral mas os empurrões que a vida e as pessoas nos vão dando, são meio caminho andado.
Há muita incompreensão e nós esperamos sempre mais dos outros do que eles nos podem ou querem dar.
Bom fim de semana.

March 31, 2006  
Anonymous Anonymous said...

A depressão é sentir-mos que somos o nada no meio do tudo...sei bem o que é...e digo-te Pérola é horrivel! Nada é bonito, nada nos faz feliz, nada nos contenta, não achamos motivos de alegria em nada...essa batalha venci uma vez, espero não voltar a ter que a vencer de novo.

March 31, 2006  
Anonymous Anonymous said...

A depressão...pelavra que cada vez detesto mais...vou pelo que diz a minha querida Ana Luar - é sentir que somos nada no meio de tudo...creio que foi basicamente isso. Sei de cor as cores da depressão agradeço mesmo assim ter sempre a consciência de que a mesma deve ser atacada ao minimo sinal...Cheguei ao teu blog através do comentario que deixaste no blog poemas lusos...resolvi espreitar. Beijo n´oteudoceolhar **

June 13, 2006  
Blogger Margarida said...

Ainda bem que vim espreitar o teu blog, este texto é tudo de verdade.
já sofri de uma depressão e enm queria aceitar isso, agora estou a começar a sentir os mensmos sntomas e já procurei ajuda de um profissional de saúde, não quer ficar doente outra vez.
beijinhos da guida

February 20, 2007  

Post a Comment

<< Home