2.12.06

COERÊNCIA (ou falta dela...)



A propósito do lançamento do seu novo livro, foi convidado do Jornal das 9h, da Sic Notícias (aquele que ainda vale a pena ouvir), o escritor Nobel que eu muito admiro, Jorge Saramago, sempre tão polémico, admirado por muitos e incompreendido por outros tantos...

Polémico na escrita e não só - talvez até pelas posições por si assumidas em relação à Igreja - mas, essencialmente, na forma de se relacionar com a esfera política, e com o comportamento instituído de altas individualidades...

Adorei ouvi-lo, como sempre. Mas fiquei perplexa como, após a costumada alusão à sua posição perante a religião, e a propósito de uma passagem do seu livro de memórias, ele diz não se arrepender de uma partida pregada a alguém, pois por ter cometido esse pecado, não esperava ir para o inferno... Como pode alguém que diz não acreditar em Deus e religião, invocar o inferno? Serão reminiscências da sua infância?... Quanto a mim, foi apenas falta de coerência.

11 Comments:

Blogger Catarina said...

Um lapso freudiano!!

Talvez não tenha sido falta de coerência, talvez o José Saramago seja um ateu distraido... graças a deus :):)

Na realidade, numa sociadade em que a religião catolica està enraizada até às fundações é normal que os ateus usem lugares comuns e expressões ligadas a esta, sem que por isso se tenham tornado crentes.

December 04, 2006  
Blogger APC said...

Ou ironia! :-)

December 05, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Estava distraído , talvez ... :D
Beijito.

December 07, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Lamento não partilhar domesmo sentimento em relação a esse indivíduo, mas não me consigo esquecer da actuaçãoque ele teve em qunso foi directro adjunto do "Diário de Notícias". Não me interressa como pessoa e por isso não me interessa como escritor. Faço questão de nem sequer pegar num livro dele. Mas respeito as opiniões contrárias à minha, mas eu eu tenho a idade suficiente para me recordar da actuação dele durante o Gonçalvimo, e tenho boa memória. Um beijinho Pérola.

December 14, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Olá minha querida, não sei o que se passa, pois não tens escrito, vou de férias e só volto em 2007, quero desejar-te umas boas festas e tudo de bom para 2007 sofia

December 18, 2006  
Blogger Papoila said...

Hoje venho expressamente desejar-te Feliz Natal!
Beijos

December 21, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Pérola Jardim:

Minha amiga o poeta José Saramago por ser agnóstico não fica isento de pronunciar aquilo que o mais comum dos cidadãos costuma dizer. É uma força de hábito e, não de convicção, julgo eu! Mas minha amiga passei por aqui expressamente para te desejar UM FELIZ E BOM NATAL. Beijinhos

December 24, 2006  
Blogger Isa e Luis said...

Olá,

Desejos de Boas Festas!

Beijinhos muitos

Isa

December 26, 2006  
Blogger soslayo said...

Pérola:

Eu pecador me confesso: nunca gostei do “copy and past” mas, por razões que me transcendem sou forçosamente obrigado a fazê-lo, (aliás, pela primeira vez) no entanto, faço-o com a mesma intensidade de sentimentos para cada um dos blogues que visito, como se fosse tratamento individual!

Que 2007 seja UM ANO que nos proporcione a todos por igual, UM BOM ANO NOVO, com saúde, amor e compreensão. Saudações Blogosféricas.

December 31, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Não me parece que tenha havido falta de coerência de José Saramago, no episódio que reproduzes. Quanto a mim foi apenas uma pequena graça, que mais graça tem, por se saber que el se proclama confessadamente agnóstico. Qualquer pessoa, por muito ateia que seja, diz frases como "deus queira que ele apareça", "deus me livre de fazer uma coisa dessas " ou se dá uma martelada num dedo diz "ai jesus! como podria dizer "porra que me aleijei!"
Não tem nada a ver com fé ou religião. è o espírito da língua.
Esta é apenas a minha humilde opinião
beijinho

January 30, 2007  
Blogger APC said...

Claro que não teme ir para o inferno. Assim é com quem não crê que ele exista... Faz sentido! :-)

July 30, 2007  

Post a Comment

<< Home